DÉBORA TORRES É GESTORA AMBIENTAL
O gestor ambiental auxilia na preservação do meio ambiente, com capacidade de abordar as características dos impactos ambientais dentro de um contexto socioeconômico relevante, promovendo, assim, a gestão ambiental, com foco na sustentabilidade, na Educação Ambiental e responsabilidade social.
De acordo com a Resolução Conama nº 306/2002, gestão ambiental é a condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, dos riscos ambientais e das emissões para o meio ambiente, por intermédio da implementação de um sistema de gestão ambiental.
Trata-se de um método de administração empresarial que tem como foco e prioridade o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e trabalha na conscientização de profissionais e organizações, incentivando-os a adotarem comportamentos e práticas administrativas que eliminem ou reduzam consideravelmente o impacto ambiental das atividades corporativas nos recursos da natureza.
Importância da gestão ambiental para as organizações públicas e privadas
A gestão ambiental é fundamental para toda organização, independentemente de seu ramo de atuação. Isso porque o público e o mercado passa a associar o nome da empresa à preservação ambiental, o que favorece sua imagem perante os clientes e concorrentes.
As organizações que incentivam a prática deste tipo de gestão podem absorver diversos benefícios, como a redução de gastos e custos por meio da diminuição do desperdício de água e energia e da reutilização de materiais como papéis e copos recicláveis.
O GESTOR AMBIENTAL é apto para:
– Ministrar palestras, cursos, seminários e debates sobre Meio Ambiente.
– Identificar, avaliar e gerenciar questões ambientais buscando a melhoria contínua do meio ambiente em bases sustentáveis;
– Elaborar projetos ambientais na esfera pública e privada, com o propósito de resolver os problemas ambientais detectados, bem como seus respectivos impactos socioeconômicos e culturais;
– Elaborar projetos ambientais para auxiliar as indústrias e empresas de serviços na busca da adequação das suas atividades com as exigências ambientais prescritas na ISO 14001;
– Desenvolver a consciência crítica sobre a importância de uma visão macro/micro das questões ambientais.
– Propor soluções para a resolução dos problemas ambientais locais/regionais, articulando teoria e prática, na superação dos desafios com responsabilidade social e ética.
– Realizar ações de diagnóstico e avaliação de impacto ambiental que contribuam para melhoria das condições ambientais, com foco no acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental.
– Conhecer às medidas de regulação, controle, proteção e preservação do meio ambiente para fundamentar a análise legal e ambiental presentes na elaboração de laudos e pareceres em processos que tratam da questão ambiental.
-Elaborar e implantar políticas e programas de educação ambiental.
-Usar as ferramentas da Gestão Ambiental para auxiliar na busca da eficiência técnica e econômica nas empresas, otimizando a utilização dos recursos ambientais e contribuindo para elevar o conceito social das organizações, no sentido da preservação e alcance do desenvolvimento ecologicamente sustentável, melhoria da qualidade de vida e do cuidado com os recursos naturais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA GESTÃO AMBIENTAL
• Identificar a estrutura dos ecossistemas; fatores bióticos, abióticos, nicho ecológico, cadeia alimentar, pirâmides ecológicas.
• Conhecer a legislação aplicável à área ambiental.
• Identificar os processos de degradação natural;
• Conhecer as atividades de exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
• Identificar os fatores ambientais que intervêm na qualidade de vida;
• Avaliar os impactos ambientais causados pelas atividades industriais, suas conseqüências na saúde, no ambiente e na economia;
• Conhecer os processos necessários ao monitoramento das instalações e ao tratamento e controle de resíduos líquidos, sólidos e gasosos, provenientes de atividades urbanas e industriais;
• Propor, planejar e implementar Projetos Ambientais;
•Operacionalizar procedimentos de normativos e certificadores (ISO´s);
•Propor, planejar, operacionalizar Projetos e Programas de Educação Ambiental.