Corpo e Mente, Alma e Coração, Humanidade e Meio Ambiente.
A visão de totalidade: o ser humano inserido na Criação e na Sociedade Humana. Todos Um!
O que atinge a um, afeta a todos.
Há uma instância em nós que responde pelo cultivo dessa totalidade, que zela pelo eixo estruturador de nossa vida: é a dimensão do espírito.
No fundo, é crer que o invisível e o imponderável são parte do visível e do previsível.
Trata-se de potenciar aquelas energias que são próprias da dimensão espiritual, tão válidas como a inteligência, a sensibilidade, a solidariedade, o poder e o afeto, entre outras dimensões do humano.
A espiritualidade reforça na pessoa, em primeiro lugar, a confiança, a fé, o otimismo e a esperança, potencializando a sua auto estima, a alegria de existir e de se sentir útil e produtivo.
A dimensão da espiritualidade é fator de bem-estar, conforto, esperança e saúde, e precisamos urgentemente nos organizar no atendimento dessa necessidade humana.
Nessa perspectiva de cuidados, estaríamos preservando a dignidade e integridade da pessoa em todas as fases de sua vida. Dignidade, basicamente, significa respeito à pessoa na sua integralidade de ser, bem como para com seus valores de vida. Integridade seria o esforço de preservar sua própria identidade, mantendo-a conectado com tudo o que tem sentido e valor em sua vida, mesmo diante de uma cadeia progressiva de perdas e desafios.
A espiritualidade pode ser definida como uma dimensão da humanidade, representando a busca do indivíduo por conexão e transcendência.
Não podemos esquecer que, como necessitamos de cuidados ao nascer, precisamos também de cuidados durante toda a nossa trajetória de vida e no momento de nos despedirmos dela também.
Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada a manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, gerando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias e tentativas de suicídio, além de melhor qualidade de vida, bem como aumento da expectativa de vida global em até 7 anos adicionais e diminuição do estresse oxidativo, contribuindo para enfrentamento às neoplasias e doenças degenerativas, como o Alzheimer.
Há diversos impacto positivos indiretos da espiritualidade, como o aumento da resiliência e foco – isto é, estratégias subjetivas para lidar com os desafios da vida -, do convívio social e de uma visão positiva do mundo.